A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT), através da Delegacia de Polícia Judiciária Civil (DPJC) e o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) de Pontes e Lacerda (a 443 km de Cuiabá), registrou, sexta-feira (12), o Boletim de Ocorrência (B.O) n.º 2021.66024 com natureza de “Preservação de Direito” a produtora Edircelia Matos Dan, 30 anos, proprietária da Estância Flor do Mato, localizada na Gleba Gazana, no município de Pontes e Lacerda.
Conforme a ocorrência, Edircelia Matos, que é produtora de leite, informou ter procurado a Delegacia de Polícia por se sentir prejudicada pelos manifestantes da Associação de Produtores de Leite da Região Oeste de Mato Grosso (APLO), os quais, segundo ela, desde a última quarta-feira (10), estão barrando a passagem de caminhões que estão a serviço de laticínios para coleta de leite.
A APLO, através de sua diretoria, decidiu apoiar a paralisação dos produtores de leite em reunião ocorrida no dia 09 de fevereiro de 2021, incentivando a paralisação da entrega de leite aos laticínios da região, diante de uma baixa de R$ 0,20 (vinte centavos) no litro do leite pago ao produtor.
A produtora informou que não faz parte da associação e encontra-se com 1.400 litros de leite a ser entregue para o laticínio, mas afirmou que a coleta está sendo impedida pelos manifestantes grevistas, o que poderá acarretar perda do produto e prejuízos.
Jauru
A Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Jauru (a 408 km de Cuiabá) também registrou B.O de produtores das comunidades de São Vicente e Santa Inácio, na região de Mirassolzinho. Eles relataram que a APLO estão bloqueando a passagem de caminhões de laticínios e prejudicando a entrega de leite, colocando em risco a renda familiar.
A partir do registro do B.O, os produtores buscam das autoridades a preservação de seus direitos de vender seu produto, sem cerceamento que leva a ter que jogar o leite fora. Através de vídeos postados na rede social, Facebook, Edircelia Matos lamentou a situação.
A redação do Popular Online contactou o presidente da Associação de Produtores de Leite da Região Oeste de Mato Grosso que informou apenas que “a informação não procede”.
Assista o vídeo, clique AQUI.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.